Estás a Viver ou, apenas, a Sobreviver?
- Natacha Soares Ribeiro

- 2 de fev.
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de fev.
Já trouxe este tema ao Menssana blog, mas é tão fulcral [e, hoje, tão pertinente] que me faz todo o sentido regressar a ele outra vez. Por mim e também por nós. Acompanhas-me?

Muitas vezes, sem dar conta, caio na rotina dos dias, respondendo a um conjunto interminável de solicitações externas e responsabilidades, sem nunca questionar se estou, de facto, a viver… ou apenas a sobreviver. A vida pode tornar-se um conjunto de tarefas automáticas, onde o essencial – o que me faz sentir viva – se perde no meio das obrigações. Acontece-te o mesmo? Hoje, por exemplo, tomei consciência de que, embora viva pertinho da praia, há já uns bons dias que não me ofereço uns momentos a observar o mar.
Oscar Wilde disse: "Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe." E há um grande risco em deixarmos o tempo escorrer por entre os dedos sem o habitar verdadeiramente.
Henry David Thoreau reforçava essa ideia quando escreveu: "Fui para os bosques porque queria viver deliberadamente, enfrentar apenas os factos essenciais da vida e ver se não poderia aprender o que ela tinha a ensinar."
Mas o que significa viver deliberadamente? Para Viktor Frankl, a resposta estava no sentido que atribuímos à nossa existência: "Entre o estímulo e a resposta há um espaço. Nesse espaço está o nosso poder de escolher a nossa resposta. Na nossa resposta está o nosso crescimento e a nossa liberdade."
Hoje e durante esta semana, proponho-me a viver de forma mais deliberada, mais presente, incluindo mais momentos junto da natureza nas minhas rotinas diárias. Deixo-te uma proposta de reflexão e uma proposta de prática, caso escolhas fazê-lo também. Que esta semana seja um convite a vivermos mais plenamente.
Proposta de reflexão
Convido-te a parar por uns momentos e a perguntar-te: "- O que me faz sentir verdadeiramente viv@? - Quando foi a última vez que me permiti saborear um instante sem pressa, sem distrações, apenas presente no agora? - Como posso trazer mais intenção para os meus dias, para que não sejam apenas "sobrevividos", mas verdadeiramente vividos?"
Proposta de prática para esta semana
Escolhe um momento do teu dia e transforma-o num ritual consciente de presença. Pode ser um pequeno-almoço, um passeio ao ar livre, uma conversa, ou mesmo um minuto de silêncio. Durante esse instante, respira fundo e sente a vida a acontecer. Observa as cores, os sons, a textura dos momentos. Dá a ti mesm@ a oportunidade de viver e não apenas passar pelo dia.

Junte-se à comunidade Menssana e seja parte deste movimento de transformação pessoal e social!
Receba regularmente na tua caixa de e-mail conteúdos inspiradores e ferramentas práticas para alcançar uma vida mais autêntica, plena e realizada. Ao fazer parte da nossa comunidade, estará a contribuir para uma mudança positiva e duradoura – não só na sua vida, mas também na sociedade que estamos a construir juntos. Vamos caminhar lado a lado neste caminho de transformação pessoal com impacto social.
Inscreva-se na nossa comunidade e deixe-se inspirar!








Comentários