top of page
pintura abstrata

Escolhe a tua Bagagem: nas Viagens e na Vida

Atualizado: 30 de nov. de 2024


Quando planeias uma viagem, escolhes cuidadosamente o que levar contigo. Ponderas o destino, o propósito e as condições que poderás enfrentar. No entanto, só ao longo do caminho descobres o que realmente era essencial e o que poderia ter ficado para trás. Com o tempo, tornas-te um/a viajante mais sábio/a, aprendendo a levar apenas o que te serve e a deixar espaço para o inesperado.


ree

Na vida, a lógica não é diferente. Também carregamos bagagem — não apenas objetos, mas também emoções, crenças, relacionamentos, memórias e medos. A questão que se coloca é, quantas vezes paramos para analisar o que realmente vale a pena carregar?


Tal como numa viagem, as condições mudam. A fase em que te encontras hoje e os objetivos que tens podem já não justificar certas "cargas" que continuas a transportar. Talvez existam mágoas antigas, crenças limitadoras ou relações tóxicas que ocupam espaço e te pesam. Paralelamente, pode haver novas aprendizagens, atitudes ou conexões que desejas incluir, sendo que para isso é preciso abrir espaço.


Lembra-te: quem viaja leve geralmente chega mais longe, com menos esforço e mais prazer. E a boa noticia é que podes começar essa "reorganização da bagagem" hoje mesmo...


Proposta de Reflexão


Tira um momento para refletires sobre as seguintes perguntas:


  • O que está atualmente na tua bagagem emocional, mental ou relacional?

  • Que parte dessa bagagem ainda te serve e apoia os teus objetivos?

  • O que já não faz sentido continuares a carregar?

  • Há algo novo que gostarias de incluir para te ajudar na jornada?


Escreve uma lista, se necessário, e olha para a tua bagagem com honestidade e intenção. Agora, podes organizar a tua Mochila de Vida: Em três colunas, escreve: o que quero continuar a carregar; o que escolho deixar para trás; e o que desejo incluir.


Proposta de Prática:


Compromete-te com as escolhas que fizeste, priorizando o que é realmente importante para ti. Para além disso:


  • Desapega Conscientemente: Escolhe um elemento da tua bagagem que decidiste deixar para trás. Pode ser uma crença limitante, um hábito que não te serve, um relacionamento, ou mesmo algo físico. Dá um passo concreto: escreve sobre isso, partilha com alguém ou realiza uma ação que simbolize o desapego.


  • Abraça Algo Novo: Pensa em algo que desejas incluir nesta fase da tua vida. Pode ser uma prática como meditar, uma nova mentalidade ou uma atitude como a gratidão. Cria uma rotina ou ação prática para incorporar esse algo no teu quotidiano.


Oferecemos-te aqui um mini roteiro detalhado sobre como podes conquistar leveza para a tua vida. Podes segui-lo autonomamente ou na companhia de outras pessoas com quem escolhas vivenciar este processo transformador. Também podes recorrer à equipa Menssana para, em contexto absolutamente seguro e com a nossa orientação profissional, te ofereceres este presente. Qualquer que seja a tua escolha, desejamos-te uma belíssima viagem!



ree

Junte-se à nossa comunidade Menssana e seja parte deste movimento de transformação pessoal e social!


Receba regularmente na tua caixa de e-mail conteúdos inspiradores e ferramentas práticas para alcançar uma vida mais autêntica, plena e realizada. Ao fazer parte da nossa comunidade, estará a contribuir para uma mudança positiva e duradoura – não só na sua vida, mas também na sociedade que estamos a construir juntos. Vamos caminhar lado a lado neste caminho de transformação pessoal com impacto social.


Inscreva-se na nossa comunidade e deixe-se inspirar!





 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

MENSSANA - INSTITUTO PARA A MESTRIA HUMANA E  A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn

Rua Monte do Sameiro, nº25, 1º BE |  4405-574 Valadares VNG | Portugal

linktr.ee/menssana.institute

 +351 961 344 142

©2020-2025  Menssana - Instituto para a  Mestria Humana e a Transformação Social | Todos os direitos reservados.

bottom of page