Sermos a mudança que queremos ver no mundo
- Natacha Soares Ribeiro

- 16 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de nov. de 2024

Imagem Wix
Existe, dentro de cada um/a de nós, uma potente força transformadora, capaz de operar mudanças incríveis!
Podemos nunca a ter requisitado. Podemos nunca a ter visto em ação. Mas o que muitas vezes acontece é que não a sabemos reconhecer, porque importámos do nosso entorno, de alguma forma, uma crença de pequenez, de impotência, de insuficiência, not enoughness - se quisermos usar uma expressão da língua inglesa que traduz muito bem este conceito.
Já reparaste como um "olá" caloroso, um sorriso, um olhar pleno de carinho podem ter um grande impacto na tua disposição ou na disposição de outra pessoa? Escutares uma partilha vulnerável ou dares a mão a uma pessoa que necessita de ajuda pode fazer toda a diferença... E aquelas vezes em que abraças uma causa social em que acreditas ou que, corajosamente, enfrentas alguém aparentemente muito mais forte do que tu por seres fiel aos teus princípios? Em cada um destes momentos (e muitos, muitos, outros), estás a mudar o mundo.
As nossas escolhas pessoais, mesmo aquelas que ninguém mais testemunha, têm impacto. Por isso, por cada ato de gentileza ou de coragem, por cada momento em que escolheste ou escolhes, mais ou menos conscientemente, ser a mudança que queres ver no mundo (como propunha o Mahatma Gandhi), obrigada!
Acredito que seja, principalmente, na nossa singularidade que reside a força transformadora de que falo, um poderoso motor de mudança, capaz de impactar o mundo à nossa volta de forma única e irrepetível. Ninguém te pode substituir na expressão dos teus recursos internos, dos teus talentos, da tua mensagem, da tua voz. E o mais impressionante é que, à medida que te alinhas com os teus valores e propósito, cumprindo-te como pessoa e dando uso a esta extraordinária força que te habita, o mundo vai-se transformando num lugar melhor.
É bom saber que não precisamos de máscaras nem de capas esvoaçantes para sermos uma super-heroína ou um super-herói :o)...
Reflexão: Como se manifesta a tua força transformadora? Em que momentos a sentiste ou manifestaste? Quais foram as consequências para ti e para outras pessoas?
Prática: Experimenta identificar uma ação simples, mas significativa, que represente esse alinhamento. Pode ser uma escolha, um gesto, uma palavra. Logo que possas, realiza-a com consciência, e observa o efeito que tem em ti e nos outros.
Se quiseres levar esta proposta mais além, dedica esta semana, como se fosse um laboratório, a observar e utilizar os teus "super-poderes" :o). E, claro, desfruta do processo!

Junte-se à nossa comunidade Menssana e seja parte deste movimento de transformação pessoal e social!
Receba diretamente na tua caixa de e-mail conteúdos inspiradores e ferramentas práticas para alcançar uma vida mais autêntica, plena e realizada. Ao fazer parte da nossa comunidade, estará a contribuir para uma mudança positiva e duradoura – não só na sua vida, mas também na sociedade que estamos a construir juntos. Vamos caminhar lado a lado neste caminho de transformação pessoal com impacto social.
Inscreva-se na nossa comunidade e deixe-se inspirar!








Comentários